terça-feira, 14 de maio de 2013

Empreendedorismo na Internet, o momento é agora

A Internet alterou de muitas maneiras o nosso comportamento, inclusive na forma como realizamos compras. O consumidor definitivamente adotou a compra on-line e devido, principalmente, à conveniência e a economia, compra-se cada vez mais pela Internet. Isso significa uma excelente oportunidade para quem deseja montar um empreendimento neste novo canal de comercialilzação e tem conhecimento e competência para fazê-lo.

O e-commerce vem crescendo de forma avassaladora em todo o mundo. Jeff Bezos, CEO da Amazon, prevê que o e-commerce deve atingir entre 10% a 15% do comércio americano nos próximos 10 anos, fato que, se confirmado, levará o faturamento anual do setor nos Estados Unidos a um valor superior a meio trilhão de dólares. No Brasil, o faturamento evoluiu de meio bilhão de reais em 2001, para 22,5 bilhões de reais em 2013. Isso representa um crescimento de 4.400% em pouco mais de uma década. Alguém conhece outro setor que tenha crescido com tamanha magnitude? Outro indicador extremamente positivo é o crescimento no número de consumidores on-line que saltou de pouco mais de um milhão em 2001 para estimados 43 milhões em 2012, conforme ilustrado pela tabela abaixo. 



Para o empreendedorismo na Internet, esse é o melhor momento.

Conforme ilustrado pela tabela acima o mercado representado pela Internet já é muito expressivo, mas em seu início mal passava de um milhão de consumidores, justamente num período em que a chamada “Internet eufórica” fervilhava de projetos e sonhos ainda insustentáveis. Hoje, com mais de quarenta milhões de pessoas comprando de forma rotineira pela Internet, o quadro está totalmente favorável. É claro que quando tivermos 100 milhões de compradores vai ser ainda melhor. O problema é que, quando esse momento chegar, o comércio eletrônico não será mais novidade e algumas das vantagens atuais terão desaparecido. O conhecimento estará mais disseminado, muitos empreendedores estarão estabelecidos, já não haverá tantos nichos de mercado à disposição... e assim por diante. Em resumo, o que vai ocorrer daqui a alguns é que o grau de incerteza será menor, mas em contrapartida a competição será muito mais acentuada.

Por todas essas razões, agora é o melhor momento para o empreendedorismo na Internet, e os números do ecommerce estão mostrando isso de forma cabal.

Fonte: Dailton Felipini é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Consultor, palestrante e autor de cinco livros sobre e-commerce. Editor do site www.e-commerce.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário