quarta-feira, 9 de maio de 2012

Uma década de ecommerce no Brasil

Há cerca de 10 anos, no dia 15/03/2002 para ser mais exato, publiquei um artigo sobre as perspectivas do ecommerce na década seguinte chamado: “O que o Futuro Reserva para o eCommerce”. Pois bem. Esse período passou rapidamente, de maneira que hoje podemos olhar para o espelho retrovisor e comparar as previsões com aquilo que realmente ocorreu. O artigo partia da premissa de que o crescimento do ecommerce estava diretamente relacionado ao crescimento no número de usuários na Internet e fazia previsões sobre esse crescimento. No final de 2001 contávamos com uma população de 172,3 milhões e cerca de 12 milhões de internautas, e a questão era: quantos internautas teríamos no Brasil ao final de 2011?

Para fazer essa projeções foram utilizadas a população brasileira e a proporção de Internautas na época, bem como as taxas de crescimento históricas dessas e de outras variáveis disponíveis. Foram utilizados nas análises três cenários distintos que levaram às previsões resumidas no quadro abaixo:


CENÁRIOS Cresc./ano INTERNAUTAS
OTIMISTA 20% 74,3 mi
INTERMEDIÁRIO 16% 52,9 mi
PESSIMISTA 12% 37,2 mi


Dados recentes do Ibope NetRatings mostram que no quarto trimestre de 2011 o número de pessoas com acesso à Internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, lan-house, e outros...)  atingiu 79,9 milhões, ou seja, mais de 6% acima da minha previsão mais otimista para o ano passado.  Trata-se de um crescimento estupendo e que possibilitou o alcance de mais de 31 milhões de consumidores on-line e um faturamento acima de 18 bilhões ao ano.

Hoje, uma década depois, a Internet e o ecommerce não são apenas expectativas, mas fazem parte da realidade de nossas vidas e de forma cada vez mais intensa. Já está difícil para nós imaginarmos um dia sem acesso à Internet, assim como fica cada vez mais difícil imaginar uma empresa ou organização que não tenha presença ativa na rede.

E nos próximos 10 anos, para onde caminharemos?

Não vou exercitar novamente meu lado “futurologista”, apesar de que agora, depois de uma década de crescimento está muito mais fácil de se fazer projeções. Mas não resisto a tentação de pelo menos dizer que o acesso à Internet tende a se universalizar, ou seja, assim como ocorreu com o rádio e a TV algum tempo atrás, daqui a uma década a maioria absoluta dos lares terá um computador com acesso a Internet. A partir desse dado, pode-se imaginar o que estará acontecendo com o ecommerce quando virarmos 2020: praticamente toda a população adulta terá acesso às compras on-line; todos estarão habituados a comprar regularmente pela Internet, e haverá a consciência geral de que o ecommerce é a forma mais prática, mais fácil e mais econômica de se comprar qualquer produto ou serviço.

Espero estar bem vivo até lá para continuar a vivenciar essa revolução tecnológica chamado Internet que mudou a forma com a qual as pessoas se comunicam, buscam conhecimento e informações, e compram.

Fonte: Dailton Felipini é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Consultor especialista em e-commerce, autor de cinco livros sobre e-commerce e editor do site www.e-commerce.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário