quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SEO - Fatores Relevantes na Otimização de Sites

O SEO é um conjunto de técnicas que visa melhorar a visibilidade de um site nos resultados dos sites de busca. Os sites de busca possuem diretrizes de qualidade para as páginas indexadas, além de critérios para definição da classificação das páginas nos resultados. Um profissional de SEO, assim como o gestor de um site, deve conhecer quais são essas diretrizes de qualidade, ou relevância, conforme o linguajar de SEO, pois esse conhecimento poderá aumentar as chances de bom rankeamento.

Desnecessário dizer, que quando se fala em sites de busca, não dá para não pensarmos no Google que detém mais de 90% do mercado de buscas no Brasil. Portanto, é para ele que devemos priorizar nossos esforços de SEO. Seguem os fatores que continuam sendo importantes em termos de otimização de sites - SEO.

Melhore o conteúdo Um aspecto prioritário e fundamental de SEO é a qualidade do conteúdo apresentado ao usuário. Concentre-se no conteúdo do site. Tenha páginas interativas onde as pessoas poderão postar seus comentários e opiniões sobre o assunto. Em breve você terá uma boa noção do que tem a oferecer e do que as pessoas desejam receber de seu site. A partir dai, será muito mais fácial melhorar e manter o conteúdo atualizado de acordo com os interesses dos visitantes. Lembre-se, o Google quer agradar seus usuários, portanto, irá rankear bem o seu site na medida em que os usuários gostarem dele. E não tenha duvida que, através do comportamento dos usuários, é possível realizar essa mensuração.

Mapa do Site - Como as pessoas vão chegar às páginas do seu site. Uma abordagem SEO comprovada é fornecer além do tradicional menu um mapa do site, que é a relação de links e páginas de destino do site. Se você não tiver um, o Google oferece um gerador de site-maps. Parece uma técnica óbvia de SEO, mas vale a pena repetir - um visitante deve ser capaz de chegar à página que procura com facilidadse e esse fator influenciará positivamente o rankeamento do site como um todo.

A hierarquia da página Web Outra dica de SEO é a identificação dos títulos em sua página web - H1, H2, H3, e assim por diante. Estas tags de título orientam o Google com relação a hierarquia da página, ou seja, o texto que ele deverá considerar como mais importante, o segundo, o terceiro, e assim por diante. O assunto principal da página deverá ser identificado com um título tags H1, e o secundário com uma tag H2 para transmitir essa informação ao Google. O uso apropriado de títulos beneficía tanto o leitor, quanto a otimização de site de busca.

Meta Tags e SEO As Meta tags perderam parte de sua importância que tinham nos primórdios da buscas, mas isso não significa que você deverá desconsiderá-las. Utiize principalmente as tags: "Tittle" e "Descripition" tomando o cuidado de repetir a palavra chave na descrição. Afinal, nunca se sabe se o google vai aproveitá-las ou não. O titulo deverá conter a palavra chave. A descrição, além de conter a palavra chave deve ter um conteudo que desperte o interesse do usuário em clicar na página.

Palavra chave Escolha criteriosamente qual é a palavra chave mais adequada para cada página considerando a aderência com o conteúdo e a popularidade dessa palavra, ou seja quanto mais procurada a palavra, maior chance de visitantes. Considere também a quantidade de páginas que contém a palavra chave, fazendo uma busca no Google. Quanto maior a quantidade de páginas, mais dificíl será colocar a página como top 10.

Links de navegação Antigamente os os links externos e interno não eram sequer considerados pelos sites de busca. Hoje, no entanto, são extremamente importantes como um critério de avaliação de uma página. Lembre-se que mais importante que a quantidade de links é a relevância do mesmo. Busque links de empresas não concorrentes que atuam no mesmo segmento. Ex: para uma petshop, é muito mais interessante receber um link de uma clinica veterinária do que de uma padaria. Lembre-se que quanto melhor o posicionamento da página que envia o link, maior é o pagerank que ela transferirá para a página de destino.

Fonte: Denis Mariotto

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