quarta-feira, 30 de março de 2011

Como vender nas redes sociais

Vender nas redes sociais. Você acha que isso é possível? A gente tem certeza de que sim. Tanto que nos especializamos no assunto para preparar o mais novo produto da Quantum, a newsletter Expert.

Mas isso é outro assunto. O que importa agora é ajudá-lo a dar o pontapé inicial na atuação da sua empresa em duas das redes sociais que mais crescem no Brasil: Twitter e Facebook. Para isso, preparamos cinco dicas básicas, mas muito importantes nesse momento inicial. Acompanhe:
1.     Faça um planejamento – Defina metas, crie regras de postagem e estabeleça critérios para tudo o que for feito dentro do seu perfil corporativo nas redes sociais. É o primeiro passo para que o trabalho no Facebook e no Twitter traga retorno financeiro para sua empresa.
2.     Preocupe-se com os mínimos detalhes – Criou seu perfil no Facebook e no Twitter e já quer começar a falar tudo o que tem para dizer? Calma! Antes disso, preocupe-se com o visual da sua página. Coloque sua logo na foto do perfil, faça um fundo simples e direto – com sua marca, site e outros contatos (nas redes sociais ou não) – e só então “ponha a boca no trombone”.
3.     Leve o trabalho a sério – Quando entrar nas redes sociais, engaje-se nelas. Se você quer fazer um trabalho eficiente, não adianta postar algo hoje e só lembrar das redes sociais de novo na semana que vem. Vale muito a máxima: “Quem não é visto não é lembrado”. Você pode perder seguidores no Twitter e deixar de conquistar fãs no Facebook abandonando (mesmo que temporariamente) sua conta.
4.     Não exagere – Twittar ou postar no Facebook tudo o que vê pela frente também não é uma boa prática. Seus seguidores e leitores (seus clientes!) podem (e vão) considerá-lo spammer a partir do momento que só virem você em sua timeline (como chama a página com os tweets das pessoas que você segue) ou na sua página inicial do Facebook.
5.     Cresça devagar e com qualidade – É melhor demorar para ter uma base grande e constituí-la de forma mais “honesta” (postando informações interessantes para que as pessoas desejem acompanhá-lo naturalmente) que ter 1 milhão de fãs e seguidores da noite para o dia e que de fato não agregam muito à sua proposta de marketing nas redes sociais. Ou seja, não saia seguindo todo mundo nem enviando convites para as pessoas curtirem sua página. Trabalhe e espere o retorno vir.

Quer saber mais? Então não se esqueça de responder a enquete que está disponível aqui.

Por equipe Expert da Revista Venda Mais

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