quarta-feira, 20 de março de 2013

Atenda seus clientes como você gostaria de ser atendido!

O bom atendimento cria Clientes Fiéis que vão sempre preferir comprar de você.

Claro que seus produtos ou serviços têm que ser de alta e constante qualidade; os preços devem ser competitivos; as entregas pontuais e sem erros, etc.

O bom atendimento completará tudo isso como a cereja em um bolo delicioso!

Dicas para atender muito bem seus Clientes:
  • Antes da visita, reveja tudo sobre o seu Cliente.
  • Pense se poderá cumprir o que prometer. Prometeu? Cumpra exatamente o que prometeu.
  • Fale sempre a verdade ao Cliente. Ele vai ter respeito por você e confiará em você.
  • Vital: cumpra prazos. Se não puder, avise o seu Cliente com boa antecedência.
  • Acompanhe o Pedido e mantenha seu Cliente informado.
  • Consiga que os outros Departamentos da sua Empresa façam tudo com perfeição.
  • Aja com rapidez. Ajude seu Cliente a não perder tempo e a ter lucro com a sua ajuda.
  • Conheça bem o lado pessoal dele: data do aniversário, suas preferências, família etc.
  • Não demonstre saber mais do que o Cliente. Seja humilde. Demonstre  firmeza.
  • Escute-o com atenção e interesse. Fale pouco: ouça muito. Faça perguntas.
  • Olhe sempre nos olhos do Cliente ao falar com ele, ou melhor: olhe em um ponto fixo entre os olhos dele para não deixá-lo constrangido.
  • Tenha paciência e calma. Controle sua ansiedade.
  • Pergunte como atendê-lo ainda melhor.
  • Anote o que precisar estando com o Cliente: ele sentirá sua seriedade.
  • Agradeça pelo Pedido obtido. Mas se não o obteve, pergunte o que faltou para o seu Cliente comprar de você.
  • Após a venda/entrega pergunte a ele se está satisfeito ou se você pode ajudar.
  • Mantenha em mente: atenda o seu Cliente como você gostaria de ser atendido!


Autor: Oswaldo Pires – opires1@bol.com.br

Fonte: E-zine Venda Mais

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