Empresas da Internet utilizam com sucesso as clássicas estratégias mercadológicas: Otimização de Sites – SEO, eMail Marketing, Programa de Afiliados, Links Patrocinados, Mídias Sociais e Marketing de Permissão. Todas estas estratégias são excelentes e trazem, em maior ou menor grau, resultados em termos de exposição de marca, visitação e vendas, sendo que o grau de eficácia de cada uma vai depender das características da empresa e do produto comercializado. Isso significa que a melhor estratégia para uma empresa pode não ser a melhor para outra, portanto, para saber o que realmente funciona melhor para a situação específica de sua empresa, você deve testar e aprimorar cada uma das estratégias.
Além destas, vale a pena relembrar algumas outras ações que você pode utilizar, e que complementarão o arsenal de marketing digital da empresa.
Estabeleça parcerias
A realização de boas parcerias estratégicas é uma ação extremamente eficaz e de fácil implantação em função da grande conectividade da Web. As parcerias ampliam o alcance da empresa facilitando o acesso a novos mercados. Para isso, deve-se buscar parceiros que ofereçam produtos ou soluções complementares Exemplo: uma pet-shop poderia ter como parceiro um profissional veterinário que a indique através de links no website e que por sua vez também seria indicado por meio de links no site da Petshop. Note que para ter continuidade, uma parceria deve ser benéfica para ambos e também para os clientes comuns, ou seja, uma relação ganha-ganha-ganha.
Apresente novidades
Os usuários são atraídos por novidades, portanto, a sua loja virtual ou seu site de conteúdo ou blog deve, sempre que possível, oferecê-las. Pode ser um produto totalmente novo que atenda alguma necessidade específica de seus clientes, ou um produto remodelado de forma a atingir com mais eficácia o mesmo objetivo. As novidades fornecerão a oportunidade que você precisa para se comunicar com seus usuários, usando as estratégias tradicionais de comunicação como email, o texto no próprio site, vídeos, artigos, entre outros
Renove o visual de seu site
Você não precisa mudar a comunicação visual do site todo mês, porém é conveniente fazer esporadicamente mudanças que deem um aspecto de novo ao site. É como uma reforma parcial e uma nova pintura em uma casa. Vai continuar sendo a mesma casa, porém renovada e com aparência de nova. O ideal é que as modificações, além de tornar o site mais bonito melhorem de maneira perceptível a experiência de navegação e compra do usuário. Para potencializar o efeito da renovação, apresente novos produtos e promoções que atraiam e estimulem o usuário a realizar a ação desejada.
Participe de eventos como palestrante
Assim como ocorre com a publicação de artigos, em uma palestra ou curso você terá oportunidade de mostrar o seu conhecimento sobre o assunto em questão, bem como apresentar a sua empresa como fornecedora de boas soluções na área. Além dos eventos presenciaias existe também a interessante possibilidade de realização de palestras virtuais.
Publique artigos regularmente
Nem todas as pessoas gostam de escrever, e realmente escrever um bom artigo exige uma carga razoável de trabalho, mas se isso não for problema para você, procure publicar regularmente artigos relacionados a sua área de atuação da empresa, sempre explicitando no final, quem é o autor e colocando links para o site. Os artigos poderão ser livremente copiados por outros sites ou blogs que ganharão novo conteúdo e divulgarão o seu nome e o de sua empresa.
Fonte: Dailton Felipini é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Consultor especialista em e-commerce, autor do livro Google Adsense: como gerar receita com seu site ou blog, e editor do site www.e-commerce.org.br.
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