terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como não ser um SPAMMER?

        No Brasil temos leis para tudo e quando não existe legislação que trate de um ato então é porque ele é permitido! Esta afirmação pode até não estar totalmente correta, afinal a pessoa mais indicada para comentar isto seria um advogado e não um administrador, mas é isto que ouvimos sempre.
        Assim podemos dizer que no Brasil o SPAM é permitido, pois a legislação brasileira não regulamenta este tipo de ação, em contra-partida pelo mesmo motivo podemos dizer que toda e qualquer mensagem que recebemos por e-mail sem termos autorizado seu envio é um SPAM, e é isto que tem acontecido atualmente na web brasileira, a tal ponto que a grande maioria dos provedores instalam supostos sistemas anti-spam que classificam ou bloqueiam aquelas mensagens que eles identificam como não desejadas, isto por sinal tem resultado em alguns abusos que prefiro comentar em outro artigo no futuro.
        O que todos esquecem é que combatem tanto o SPAM e deixam de lado os telemarketing pedindo doações para instituições de caridade, oferecendo cartão de crédito, abertura de contas em banco, além das mensagens da sua operadora de celular avisando que saiu uma nova promoção, ou um novo serviço, folhetos distribuídos (muitas vezes atirados para dentro do seu carro) nos sinais de trânsito, entregues nas calçadas e muitas outras formas de propagandas não solicitadas as quais recebemos diariamente.
        Por favor não pense que estou defendendo o SPAM ou a atividade de SPAMMERS, apenas faço um comentário sobre o que considero uma verdadeira hipocrisia, que é esta taxação indiscriminada, comparo isto mais ou menos como combater o fumo por causa da poluição, mas esquecer da fumaça dos veículos automotores e das indústrias, como se isto não tivesse o mesmo efeito ou talvez até pior.
        Bem mas como não podemos sempre remar contra a maré vamos ao que interessa, existem várias formas de se divulgar algo através do e-mail, a um custo relativamente baixo, sem que alguém possa lhe taxar de ser um SPAMMER, veja a seguir:


1. Utilize como veículo uma newsletter de terceiros
        Procure fazer uma parceria com um ou mais sites que atinjam seu público-alvo e que façam o envio de newsletter, proponha algo que tenha como retorno sua propaganda na news deles, como por exemplo ofereça algum tipo de brinde que possa interessar os assinantes da news, em troca o site envia seu anúncio para seus assinantes.
2. Contrate uma empresa especializada no assunto
        A grande vantagem de se contratar uma empresa especializada é transferir o ônus da responsabilidade para esta empresa, só que adianto que qualquer campanha tem um custo conforme a quantidade de e-mails que será enviado, outra coisa certifique-se de que eles assinarão a mensagem como autores da campanha, assim se alguém se sentir ofendido por ter recebido o e-mail deverá se queixar para a empresa contratada e não para você.


3. Construa seu próprio mailing a partir da sua lista de contatos
        Solicite indicações para seus contatos e para estimular o envio das indicações ofereça algo em troca, um brinde para um número “x” de indicações ou sorteie algo entre aqueles que indicarem “x” assinantes.
        Depois envie sua propaganda para as indicações que recebeu e cite quem indicou, assim se alguém se ofender que vá se queixar com quem fez a indicação.
Não esqueça de colocar um link para que o destinatário possa cancelar o recebimento de suas futuras mensagens.


4. Construa uma seção de cadastro no seu site
        Coloque no seu site uma seção de cadastro para recebimento de um newsletter com as novidades do seu site. A newsletter deverá conter além da sua propaganda alguma informação adicional que possa ser do interesse do seu público-alvo.
        As dicas que mencionei podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto, dependerá do seu interesse em transformar o envio de e-mails como uma forma de divulgação dos seus serviços e produtos, sem que alguém lhe acuse de ser um SPAMMER e se mesmo assim isto acontecer, não esqueça de enviar para esta pessoa uma mensagem de desculpas, isto geralmente é o suficiente para manter a sua imagem com poucos arranhões.

Fonte: Mauro Ávila é formado em Administração, webmaster e Gerente Comercial da @ms public – Comunicação em Mídia Digital.
E-mail: mauroavila@amspublic.com.br

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