1.
Ofereça um
serviço/produto de qualidade –
Essa primeira dica dispensa maiores comentários – como esperar indicações se
sua empresa não fizer nem isso, não é mesmo?
2.
Preste um ótimo
atendimento – No lugar de pensar: “O que posso
vender?”, faça a pergunta: “Como posso servir esse cliente?” ou “Estou aqui
para oferecer o quê?”. Isso traz uma mudança clara de comportamento a qualquer
vendedor, que se reflete na satisfação do consumidor.
3.
Trate seus
colaboradores como clientes – Eles
são os primeiros “advogados” a falar bem ou mal da empresa e, tenha certeza, a
maneira como eles tratam os clientes é a mesma que a empresa os trata.
Portanto, atenção a eles!
4.
Ofereça uma
experiência de compra inesquecível –
“Às vezes, a melhor coisa que podemos fazer é buscar caminhos para superar as
expectativas das pessoas. Tenha foco na experiência total do cliente e as
indicações acontecerão mais facilmente”, afirma John Jantsch.
5.
Saiba qual é o
seu diferencial central – Para o
especialista, a primeira coisa que você deve fazer é criar algo de que valha a
pena falar: pode ser seu produto, sua promoção, seus colaboradores ou seus
processos. “Ninguém fala sobre negócios ou experiências chatas. Você deve
surpreender as pessoas para que iniciem o boca a boca”, comenta Jantsch.
6.
Informe seus
clientes – Oferecer informação autêntica para
os clientes é uma excelente forma de estimular o boca a boca. Segundo Jantsch,
os clientes precisam saber o que falar sobre seu negócio, e isso fica
complicado quando não há informação. Por isso, ele sugere que a informação seja
gratuita e esteja contextualizada com a realidade do cliente e da empresa.
7.
Conecte seus
clientes e futuros clientes – A
dica do livro The referral
engine é fazer comentários, pedir opiniões e se mostrar (na
internet, pelo menos) como uma pessoa real, não como a empresa que é uma
entidade impessoal. As pessoas gostam de falar com outras pessoas.
8.
Tenha um
público-alvo claro – Para saber qual
é seu cliente ideal, descubra quais são os mais lucrativos e, dentre eles,
quais indicam sua empresa para outros clientes. Com essa seleção em mente,
descubra os traços e comportamentos que eles têm em comum.
9.
E a dica mais importante: crie um sistema de
indicações para sua empresa – “Se
você acha que vai conseguir recomendações apenas fazendo um bom trabalho, e não
pedindo indicações, então você não tem certeza de quão bom é o trabalho que
está fazendo. Empresas que são lembradas sempre pedem indicações, não
simplesmente para fazer novos negócios, mas também para oferecer a outras
pessoas o que de bom elas têm ou fazem”, acredita Jantsch.
Fonte: Essas dicas foram extraídas da reportagem de
capa de abril de 2011 da revista VendaMais.
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