De vez em quando recebo alguns e-mails de vendedores tentando vender alguma coisa que dá até dó de ler. Não estou só falando dos erros de português. Refiro-me também a um amadorismo constrangedor em marketing direto.
Hoje em dia está difícil falar pelo telefone ou pessoalmente com muitos clientes e prospects. Então mandar e-mails (ou seja, escrever) passou a ser fundamental para o sucesso de qualquer pessoa na área de vendas.
Seria de imaginar, então, que os vendedores começassem a estudar isso, certo? Errado...
Da mesma maneira que não estudam vendas pessoais quando vendem face a face, que não estudam como vender por telefone, que não estudam os passos da venda... não estudam, também, o marketing direto. Aí ficam surpresos quando mandam dez propostas por e-mail e ninguém responde. Às vezes, os e-mails são tão ruins e fraquinhos que até mesmo os clientes que pediram as propostas não os respondem!
Eu nem deveria ficar surpreso com isso, mas dói ver tantas oportunidades desperdiçadas todos os dias.
Então vamos lá: se você quer melhorar seus resultados de malas diretas ou e-mails, precisa ler pelo menos estes dois livros:
•Bom senso em marketing direto, de Drayton Bird.
•Marketing direto – Regras práticas, de Nat Bodian.
Se você quiser realmente se aprofundar, recomendo Propaganda de resposta direta altamente vendedora, de Joan Throckmorton (deve ser encontrado em sebos, pois está esgotado há anos). Igualmente com A ciência da propaganda, de Claude Hopkins.
Qualquer ideia tirada desses livros irá mudar para o resto da sua vida a maneira como você escreve qualquer coisa. Principalmente, vai diferenciá-lo dos milhares de amadores que existem por aí, que enviam bobagens inúteis por e-mail, desperdiçando seu tempo e sua energia, e o tempo e a energia dos clientes.
Pare para pensar: o que aconteceria com sua vida se melhorassem drasticamente os resultados obtidos por e-mail? Aposto que QUALQUER VENDA que você fizesse pagaria esses livros, com sobras. Por que não investir um pouco mais nesse ponto? (Falando nisso, a VendaMais tem há anos uma coluna bimestral da Sandra Camelier, uma das maiores especialistas brasileiras em marketing direto).
Na semana que vem apresentarei dez dicas sobre como montar uma proposta poderosa de vendas. Até lá, lembre-se de que escrever: “Caro fulano:comforme conbinado, enviu em anexo a proposta. Coloco-me a sua dizposição para exclarecer quaisquer duvida” – tem uma probabilidade imensa de ir para o lixo. E não é só por causa da ortografia!
Abraço e até a semana que vem,
Fonte: Raúl Candeloro diretor da Revista Venda Mais
Um comentário:
Fantástico o conteúdo desse artigo, é relevante e nos mantem atualizados, estamos sempre por aqui... consumimos muita informação do mercado e este blog sempre produz conteúdo que faz a diferença.
Positivamente;
Equipe:
http://supermailing.com.br/
Postar um comentário